Descrição do Cargo de Engenheiro Mecatrônico - Os engenheiros mecatrônicos projetam, implantam, testam o funcionamento e aperfeiçoam sistemas automatizados. Realizam manutenção, elaboram documentação técnica e assessoram a comercialização de produtos. Podem coordenar equipe de trabalho e ministrar treinamentos na área de Mecatrônica.
Formação necessária para ser Engenheiro Mecatrônico - A graduação prepara o profissional para projetar sistemas automatizados de controle de equipamentos, sistemas digitais, softwares e linguagens de programação para sistemas operacionais. Conhecidos também como cursos de Engenharia de Controle e Automação, os cursos de Mecatrônica têm forte ênfase em matemática, física, cálculo e informática, nos dois primeiros anos. Depois, a parte profissionalizante inclui sistemas industriais, sistemas de controle de processos, informática industrial e projeto mecânico.
Formação Básica - Esta área requer graduação em Engenharia Mecatrônica ou de Controle de Automação.
Formação Adicional - algumas opções de Pós-Graduação podem ser encontradas, como:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UERJ
Universidade de Brasília - UNB
Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Mercado de Trabalho para Engenheiro Mecatrônico - em expansão.
Aspectos Favoráveis - O engenheiro mecatrônico ganha mercado à medida que aumenta a automação nos processos industriais, manufatureiros e até em alguns setores de serviço, como a medicina. Geralmente são as empresas de médio e grande porte que absorvem esse tipo de mão-de-obra especializada. As indústrias automotivas estão entre os grandes empregadores, tanto pelos componentes eletrônicos usados nos carros, como pela robotização das fábricas. A formação desse engenheiro é multidisciplinar, pois ele pode tanto trabalhar em empresas mecânicas tradicionais quanto nas ligadas somente à computação e automação industrial. Pode atuar também na área de biomédica, onde projetam equipamentos para diagnóstico, reabilitação ou cirurgias de alto grau de precisão. Por isso, fabricantes de equipamentos para o setor de saúde procuram cada vez mais esse profissional. O setor de agricultura e pecuária é outro campo de trabalho, assim como a indústria e a informática – esse profissional é capaz de desenvolver software e linguagens de programação, além de projetar sistemas digitais e controladores lógicos programáveis. As melhores perspectivas para esse setor encontram-se nas regiões Sul e Sudeste, nas áreas de serviços (comercialização e manutenção de equipamentos e sistemas), industrial (têxtil, automobilística, metalúrgica, siderúrgica, mecânica fina, cerâmica, imagem), de entretenimento (TVs e parques temáticos), bem como em empresas de desenvolvimento de softwares e ligadas ao setor de automação e controle de processos e sistemas. Mas, também há boas oportunidades em empresas de grande e médio portes em outras regiões do país.
Aspectos Desfavoráveis - Em algumas atividades, podem ser expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e radiações.
Fonte: Catho

Nenhum comentário:
Postar um comentário